Tags

, , ,

Neste vídeo, Albert Camus é entrevistado por Pierre Demayet a respeito de sua adaptação para o teatro da obra “Os Demônios” de Dostoiévski.

Profundamente cético e agnóstico, Camus considerava os livros de Dostoiévski uma revelação. Embora não pudesse concordar com a prescrição da fé em uma divindade invisível oferecida pelo romancista russo, sentia que Dostoievski havia descrito, de forma convincente, a tragédia da existência humana em um universo indiferente.

Leu pela primeira vez Dostoiévski quando tinha cerca de vinte anos de idade, experiência que mais tarde descreveu como uma “agitação na alma”. Comoveu-se pelo “peso moral” de suas palavras, e quando os horrores do stalinismo vieram à tona, Camus recusou-se a olhar para o outro lado. Para ele, o verdadeiro profeta do século XIX foi Dostoiévski e não Karl Marx.

Das obras do escritor russo que mais marcaram Camus, os temas explorados em “Os Demônios” absorveram-no a tal ponto que ele decidiu escrever uma adaptação teatral, em três atos, para a obra. A produção estreou em 28 de janeiro de 1959, no Teatro Antoine em Paris, e no mesmo dia Camus concedeu a entrevista a Pierre Demayet. Nela, o escritor afirma: “Os Demônios é uma das quatro ou cinco obras que classifico acima de todos as outras. Em mais de um sentido, posso dizer que ela tem me enriquecido e me moldado”.

A entrevista foi realizada em francês e o vídeo tem legendas em inglês.